sábado, 28 de novembro de 2009

Diploma de Jornalismo

Quando saiu a decisão que para exercer a profissão de jornalismo não mais precisaria de Diploma Legal, achei um absurdo!
Tal profissão, ao meu ver a època, em hipótese alguma poderia ser exercida sem o devido amparo legal, com uma formação decente, calcada no conhecimento da área e sobretudo revestida de ética.

Ledo engano... pois hoje percebo que a competência não está somente num Diploma, pelo contrário, vejo jornalista diplomado fazendo papel de leva-e-trás, expondo como suas as opiniões de outros.

Cito como exemplo, o texto extraído da coluna do Paulo Alceu intitulado "Barriga cheia"... que pelo linguajar utilizado, se vê que não foi ele quem escreveu, foi um simples "Ctrl+C Ctrl+V" do escrito de quem o manipula...

Só gostaria de saber qual é o salário de um "jornalista" deste quilate... este sim deve ser coisa de cinema...

Aí me pergunto: - Pra quê diploma numa hora dessas?

3 comentários:

Rafael Matos disse...

Não sei de qual assunto o Paulo Alceu escreveu que deixou o senhor com esta opinião, mas gostaria de pedir que o senhor não desistisse da qualificação profissional para todos, inclusive os jornalistas. E onde se consegue esta qualificação? Você não concorda que é na escola?

Para mim, a questão não é nem sobre o diploma de jornalista. Mas como pode um jornalista não ter diploma de nada? O fim da exigência do diploma para esta profissão foi um grande desestímulo para a educação. Só com educação vamos mudar este país e inclusive, só com educação vamos saber diferenciar quem copia de quem realmente cria.

abs

Rafael Matos
www.rafaelmatos.tk

Jefferson Schmidt disse...

Caro Ian (Rafael?),

Concordo plenamente com você, todavia o exemplo citado me faz crer que mesmo com a Diplomação adquirida nos bancos acadêmicos, não serviu para forjar tal profissional... uma pena!

Por analogia, aquele jornalista deve entender que um jornaleiro ou um repórter deva perceber um salário maior do que o editor, uma vez que estes trabalham na rua e não numa sala com ar condicionado... Responsabilidades funcionais e comprometimento com o resultado final do serviço, não devem merecer maior valor na ótica do mesmo, pelo jeio!

Alguém deve ter faltado as aulas de Administração... e não foi eu!!!!

Abraços

Unknown disse...

Sr., sendo breve só gostaria de destacar que é dificílimo acreditar na imparcialidade do autor do blog em comento. Por isso parece que o certo é ser errado.

Frederick Rambusch